24/05/2017

Prefeitos do Condersul debatem com Meirelles projetos para gerar emprego e renda

Fonte: Secretaria de Energia e Mineração

Conhecida pelo potencial turístico, região conta com mineração

O secretário de Energia e Mineração, João Carlos Meirelles, recebeu nesta terça-feira, 23 de maio, prefeitos do Condersul (Consórcio de Desenvolvimento das Regiões Sul e Sudoeste do Estado de São Paulo), para debater projetos de desenvolvimento econômico sustentável para a região que é composta por 16 municípios.

Segundo Meirelles, a região conta com diversos potenciais para serem explorados e desenvolvidos como, por exemplo, o turismo e o agronegócio. “Vamos elaborar uma pauta em comum dos municípios que compõem a região e com essa plataforma coletiva criar um projeto multidisciplinar com órgãos e secretarias estaduais para gerar emprego e renda para os municípios”, disse.

Com uma produção mineral diversa na região alguns prefeitos apresentaram pedidos para elaboração de um projeto sustentável para que empresas se desenvolvam na região. “Nossa região possui muitas jazidas de granito, calcário, água e precisamos fomentar e organizar essa exploração”, disse o prefeito de Capão Bonito e presidente do Condersul, Marco Citadini.

O prefeito de Itaoca, Frederico Dias Batista, destacou que a região possui um solo muito rico em minerais e perguntou com funciona a arrecadação da Cfem (Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais).

O subsecretário de Mineração da Secretaria Estadual, José Jaime Sznelwar, explicou aos prefeitos como funciona a Cfem, o OTGM (Ordenamento Territorial Geomineiro) e como os gestores municipais podem trabalhar com as mineradoras da região.

Participaram também do encontro o presidente da associação dos mineradores do Condersul, Nelson Milan, o prefeito de Ribeirão Branco, Mauro José Teixeira, de Apiaí, Luciano Polaczek Neto, de Barra do Chapéu, Janete Sarti do Amaral e Eliana Santos Silva, prefeita de Ribeirão Grande.

A região abriga os parques estaduais Carlos Botelho (PECB), o Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (PETAR) e o Parque Estadual Intervales, em associação com a Estação Ecológica Xitué (EEcX), a Zona de Vida Silvestre da Área de Proteção Ambiental da Serra do Mar e o núcleo da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica.