09/06/2017

Brasil e Alemanha promovem Seminário Regional sobre gestão de resíduos sólidos urbanos

Fonte: Secretaria de Energia e Mineração

Encontro ocorreu no município de Jundiaí e reuniu especialistas dos dois países

IMG_1914

A prefeitura de Jundiaí, distante 70 km da capital paulista, promoveu nesta quinta-feira, 8 de junho, o 1º Seminário Regional Brasil-Alemanha sobre nivelamento técnico em gestão sustentável de resíduos sólidos urbanos.

Para os organizadores os impactos diferenciados gerados pelos resíduos sólidos urbanos justificam a necessidade de intervenções concretas, possíveis unicamente a partir de programas de gestão adequados. Por isso, trouxeram para discussão o panorama da gestão de resíduos na Alemanha e no Brasil e a política de gestão de resíduos na região de Lueneburg.

A Secretaria de Energia e Mineração do Estado de São Paulo apresentou “Políticas para promoção de fontes renováveis de energia no Estado de São Paulo”, em palestra da bióloga Marília Fanucchi, que também é mestre em ciências de engenharia ambiental.

Outros temas tratados no seminário foram: Avanços da Política de Resíduos em âmbito nacional, Projeto NAKOPA – gestão sustentável de resíduos, Gestão de Resíduos na Alemanha – desenvolvimento e tendências, Panorama atual do mercado brasileiro de resíduos – desafios e perspectivas, Linhas de financiamento público e tendências tecnológicas – FINEP, Coprocessamento, um aliado na gestão de resíduos e Disseminação de práticas de valorização de resíduos em pequena escala e planos de gerenciamento de resíduos.

Participaram também especialistas do Ministério do Meio Ambiente, Prefeitura Municipal de Jundiaí, GFA e Prefeitura de Lueneburg (Alemanha), Universidade Técnica de Braunschweig (Alemanha), FINEP, Votorantim e LHG Ambiental.