29/06/2017

CPFL Piratininga renova iluminação da Faculdade de Engenharia de Sorocaba

Fonte: Canal Energia

Investimento no valor de R$ 238 mil possibilitou a instalação de 4.760 lâmpadas LED em campus da instituição

lampada_led

Na última quinta-feira, 22 de junho, a CPFL Piratininga selou uma parceria com a Faculdade de Engenharia de Sorocaba (FACENS) para a modernização do sistema de iluminação do campus. Através do Programa de Eficiência Energética, o grupo formalizou a entrega de um projeto de substituição das lâmpadas antigas da Faculdade por um sistema com tecnologia LED. O investimento aplicado foi de R$ 238 mil e contou com a instalação de 4.760 lâmpadas LED.

O volume de energia economizado com a iniciativa é estimado em 140,31 MWh/ano, quantidade suficiente para abastecer, aproximadamente, 58 clientes residenciais com consumo médio de 200 kWh mensais por um ano. A ação também evitará emissão de 11 toneladas de CO2 e representa o plantio de 66 novas árvores.

“O projeto de eficiência energética no sistema de iluminação possibilita ao cliente redução nos gastos, bem como na reposição de lâmpadas queimadas. Isso porque, o LED possui uma vida útil, cinco vezes maior que a tecnologia atual, contribuindo com a sustentabilidade e o meio ambiente”, explica o gerente de Eficiência Energética da CPFL Energia, Felipe Henrique Zaia.

A conclusão do projeto também irá colaborar com 50 kW de demanda retirada no horário de ponta, o que traz mais estabilidade ao sistema e reduz a geração térmica, fonte mais cara e poluente.