28/06/2017

Meirelles fala sobre política energética estadual em encontro com diretores do Sindicato dos Engenheiros

Fonte: Secretaria de Energia e Mineração

Durante encontro o secretário convocou os presentes a participarem na formatação de um novo modelo de gestão e desenvolvimento para o país

joao carlos meirelles

A convite do presidente do SEESP – Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo, Murilo Celso de Campos, o secretário de Energia e Mineração, João Carlos Meirelles, participou nesta quarta-feira, 28 de junho, de um encontro na sede da entidade com a diretoria executiva do sindicato e delegados regionais onde apresentou a sugestão de novo modelo de contratação de obras pelo Estado e estimulou todos a participarem ativamente da modernização da gestão e desenvolvimento do país.

Para o secretário, que também é engenheiro, a categoria tem papel fundamental para modernizar os mecanismos de contratação, aprimorar as regras existentes e contribuir para a geração de emprego no país.

Meirelles destacou que mesmo com a queda na arrecadação do ICMS estadual, o governo Geraldo Alckmin vem reduzindo seus gastos e eficientizando na administração o que garante credibilidade ao governo. Citou como exemplo o sucesso na licitação da rodovia “Centro-Oeste Paulista” onde um fundo saiu vencedor.

“Precisamos colocar o peso da engenharia para participar desse novo modelo, nós engenheiros somos os construtores da realidade. É preciso acabar com a cultura do malfeito. Trabalhar com transparência, utilizando o compliance e o performace bond, mecanismos adotado em todo o mundo”, afirmou Meirelles.

Para o secretário o país vive um novo momento na área das licitações para grandes construções de infraestrutura. Nesse formato é necessário que o processo contemple separadamente a construção da operação para que isso aumente a segurança e garantia da conclusão das obras.

Após a apresentação foi aberta a palavra para os convidados que abordaram temas de diversos assuntos em comum na área de engenharia como a criação de uma instituição de carreira estadual como a existente na área jurídica. O encontro contou com a presença também do diretor de Extensão e Serviços de Consultoria da Isitec – Instituto Superior de Inovação e Tecnologia, Antonio Octaviano, uma instituição de ensino que oferece desde 2015 o primeiro curso de graduação em Engenharia de Inovação no Brasil. A associação organiza esses encontros mensalmente onde recebe diferentes convidados para apresentar projetos e discutir pautas de interesse.