27/07/2017

CPFL Energia e Rede Graal instalam novos eletropostos para veículos elétricos na Rodovia dos Bandeirantes

Fonte: Secretaria de Energia e Mineração

Antonio Celso de Abreu Junior acompanhou a inauguração das instalações que ampliam a mobilidade elétrica e consolidam o primeiro corredor intermunicipal para veículos elétricos do Brasil

IMG-20170727-WA0022

O Subsecretário de Energias Renováveis do Estado de São Paulo, Antonio Celso de Abreu Junior participou na manhã desta quinta-feira, 27 de julho, da inauguração das instalações para abastecimento de veículo elétrico nos autopostos da Rede Graal da Rodovia dos Bandeirantes, da CPFL Energia.

“A cada dia as energias renováveis tornam-se reais na vida das pessoas. A CPFL Energia dá uma grande contribuição com as instalações inauguradas hoje para a mobilidade elétrica e para fomentar o mercado de veículos elétricos no Brasil”, disse o subsecretário de Energias Renováveis Antonio Celso.

Por meio do Emotive – Programa de Mobilidade Elétrica da CPFL, as duas empresas viabilizaram a instalação de um novo eletroposto na Área de Descanso da Rodovia dos Bandeirantes, no Km 56 (altura de Jundiaí – SP), na pista sentido Interior – Capital, no Posto Graal 56.

A instalação do novo eletroposto consolida o sistema rodoviário entre Campinas (SP) – Jundiaí – São Paulo como o primeiro corredor intermunicipal para veículos elétricos do Brasil, com pontos de recarregamento públicos em ambos os sentidos. No final de 2015, as duas companhias já haviam firmado parceria para a instalação de um eletroposto universal no Posto Graal 67, na Via Anhanguera, km 67, viabilizando as viagens de usuários da capital paulista para a Região Metropolitana de Campinas.

A exemplo do modelo em operação na Via Anhanguera, o eletroposto da Rodovia dos Bandeirantes é universal e permite o carregamento rápido dos veículos, sendo que 80% da bateria é feito em meia hora. As novas instalações de recarregamento são compatível com os carros elétricos de montadoras com plug tipo 1, como Nissan e Mitsubishi, e plug tipo 2, como Renault, BYD e BMW.

Enquanto o modelo de cobrança para os veículos elétricos não for estabelecido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), os usuários poderão usar de forma gratuita o novo eletroposto 24 horas por dia, sete dias por semana. As despesas com a conta de energia serão bancadas pela Rede Graal como contrapartida para participar do Emotive, um projeto de pesquisa e desenvolvimento que utiliza recursos do programa de P&D da Aneel. A CPFL Energia foi responsável pela adaptação de toda infraestrutura elétrica necessária e pela instalação do eletroposto.