29/08/2017

Embrapa Agroenergia expõe trabalhos em Encontro aberto ao público

Fonte: Embrapa

agroenergia

Mais de 20 pesquisas em desenvolvimento nos laboratórios da Embrapa Agroenergia serão expostas no IV Encontro de Pesquisa e Inovação (EnPI 2017) que acontece de 25 a 27 de setembro, em Brasília/DF, com apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP/DF). Além da apresentação de trabalhos, o evento conta com um Simpósio sobre Biotecnologia Industrial, que tratará principalmente da produção de insumos biotecnológicos destinados às áreas de cosméticos e de nutrição animal.

Os temas dos trabalhos são alinhados às linhas de pesquisa da instituição, que incluem não só biocombustíveis, mas a geração de tecnologias para obter vários produtos de origem renovável da biomassa que sai do campo. Por isso, as pesquisas em exibição tratam de uma ampla gama de temas na área de Agroenergia, Biotecnologia, Química e Tecnologia de Biomassa, tais como enzimas e microrganismos para produção de biodiesel e produtos químicos, reforma de biogás, diesel verde, microalgas, aproveitamento de coprodutos da cadeia agroenergética, entre outros assuntos.

Os autores são estudantes, da graduação ao pós-doutorado, que atuam nos projetos da Embrapa Agroenergia como colaboradores. Para a pesquisadora Simone Mendonça, coordenadora do evento, eles agregam novas experiências e pontos de vista para a instituição. “A diversidade traz ganhos para a inovação”, opina. A apresentação dos trabalhos no evento dá oportunidade a esses cientistas em formação para exercitarem a divulgação científica. Ao mesmo tempo, é um espaço para o público externo ter contato com as pesquisas. “É uma oportunidade para conhecer os nossos trabalhos e a nossa interação com outras instituições de ciência e tecnologia”.

A relação completa dos trabalhos que serão apresentados no EnPI2017 está disponível no site do evento (www.embrapa.br/enpi2017). No mesmo endereço, está divulgada a programação do Simpósio, que contará com painéis reunindo especialistas de institutos de pesquisa e de empresas. As inscrições estão abertas até 18/09 e as taxas variam de R$ 20 a R$ 50.