31/08/2017

Meirelles apresenta ações do Governo do Estado em eficiência energética no Cobee

Fonte: Secretaria de Energia e Mineração

Evento conta com espaço voltado para inovações e negócios onde os participantes poderão conhecer os mais diferentes e inovadores serviços e produtos para este mercado

cobee_2017_meirelles_moana

O secretário de Energia e Mineração de São Paulo, João Carlos Meirelles, participou nesta quinta-feira, 31 de agosto, da 14º Cobee e ExpoEficiência 2017, organizado pela Abesco em São Paulo, cujo tema foi “Eficiência Energética: Acelerando o Desenvolvimento do Brasil”.

“A remodelação do setor elétrico brasileiro, que está sendo discutida em Brasília, traz a oportunidade de ampliarmos a introdução de novas formas de energia em nossa matriz. E eficiência energética é também considerada uma forma de gerar energia, através da economia”, explica Meirelles.

Entre as ações desenvolvidas pela Secretaria de Energia e Mineração, Meirelles destacou os projetos desenvolvidos no quadrilátero do Hospital das Clínicas, que está sendo desenvolvido pela AES Eletropaulo e Comgás, composto da troca do sistema de condicionamento de ar, sistemas de iluminação e a instalação de uma central de cogeração de energia elétrica a gás natural.

“Enquanto procuramos novas formas de gerar energia é fundamental usar eficientemente a energia disponível e utilizar outros insumos como o gás natural na transição para as energias renováveis”, completou Meirelles.

Meirelles destacou também o programa Gesfat – Gestão e Análise de Faturas e Contratos de Energia Elétrica, realizado pela Secretaria, que nos últimos cinco anos trouxe uma economia de R$ 59 milhões aos cofres do Estado em contas de energia e o acordo de cooperação entre a Secretaria e a Abesco, que foi assinado ano passado, com o objetivo de promover ações de eficiência energética em prédios públicos e privados e a criação de cursos técnicos voltados para o mercado de trabalho das energias renováveis e de eficiência energética.

Para o presidente da Abesco, Alexandre Moana, “Hoje é difícil saber o que é desperdício de energia. Se eu não uso tecnologias como solar ou LED estou desperdiçando energia? Alimentar um consumidor ineficiente é o mesmo que abastecer uma caixa d’água com vazamento. Inserção das renováveis é eficiência energética”.

Realizado anualmente pela Abesco, o Cobee chega em 2017, consolidado como ponto estratégico para negócios e debates em torno das melhores práticas, tecnologias e serviços que buscam promover o uso racional dos insumos energéticos e recursos hídricos, num espaço de apresentações, debates, networking e negócios para representantes do setor elétrico, consumidores, associados e da sociedade civil como um todo. Além do congresso, também acontece a ExpoEficiência, um espaço voltado para inovações e negócios onde os participantes poderão conhecer os mais diferentes e inovadores serviços e produtos para este mercado.

O evento conta com o objetivo de aproximar participantes do congresso com os patrocinadores e expositores do evento, focando em gerar oportunidades de negócios e de adição de valor para todos os envolvidos.

Tanto o congresso quanto a feira acontecem no Holiday Inn Parque Anhembi – SP, entre os dias 31 de agosto e 1º de setembro e a programação inclui 6 painéis, 4 palestras e uma apresentação especial, abordando os temas que passam pelo contexto atual e os desafios para a eficiência energética, tipos de financiamentos, diagnósticos e comparativos de projetos de retrofit, os diversos tipos de aplicação de eficiência energética e oportunidades em projetos de geração distribuição.