22/09/2017

ANP concede primeira aprovação para biometano de aterros sanitários

Fonte: Brasil Energia

A ANP aprovou nesta quinta-feira (21/9) o controle de qualidade do biometano produzido na unidade de produção de gás natural renovável (GNR) Dois Arcos, em São Pedro da Aldeia (RJ). A capacidade de produção é de 100 mil m³/dia de biometano. Esta é a primeira aprovação desde o final de junho, quando editou regulamentação sobre a qualidade do biogás de aterros sanitários e estações de tratamento de esgoto.

Pelas regras, o biometano aumenta a oferta de gás injetável na rede de distribuição. Atualmente, a legislação do estado do Rio de Janeiro exige que distribuidoras de gás sejam obrigadas a adquirir compulsoriamente todo o biometano ofertado.

O uso do insumo vem ganhando terreno em vários estados do país, interessados em regulamentar o uso do biogás após a decisão da ANP. Em São Paulo, por exemplo, a Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado (Arsesp) aprovou regulamentação própria, que prevê, entre outras medidas, a realização de leilões de compra pelas distribuidoras para atender ao mercado regulado.