20/10/2017

CPFL Energia lança programa de aceleração de startups

Fonte: Canal Energia

Selecionadas terão acesso a um fundo de R$ 10 milhões para o desenvolvimento de soluções voltadas ao mercado de energia

A CPFL Energia lançou nesta quinta-feira, 19 de outubro, o programa CPFL Inova, uma iniciativa da área de inovação que pretende alavancar o crescimento de até 12 startups e scale-ups, que tenham colocado no mercado soluções com potencial de impulsionarem o setor elétrico. O programa será desenvolvido em parceria com a Endeavor, ONG global de fomento ao empreendedorismo.

Segundo a CPFL, serão selecionadas empresas que desenvolvam soluções voltadas ao mercado de energia e infraestrutura, focado nas áreas de eficiência operacional, eficiência energética, geração distribuída, armazenamento de energia, Internet das Coisas, Big Data e análise de dados, cidades inteligentes e relacionamento com clientes.

Além de receberem mentoria de lideranças da CPFL e da rede de executivos da Endeavor, as startups selecionadas terão acesso a um fundo de R$ 10 milhões para o desenvolvimento de projetos de pesquisa e desenvolvimento. Os recursos serão investidos em capacitação técnica, especialização e no desenvolvimento de novos produtos e serviços. O projeto terá duração de sete meses.

O CPFL Inova buscará empresas que estão se destacando pelo crescimento, com modelo de negócios escalável, diferenciais competitivos claros e lideradas por empreendedores com capacidade de execução e sonho grande. Na indústria da inovação, esse perfil de companhia é conhecido como “Scale Up”, que se difere da Startup por já estar em fase de dar tração ao negócio e, portanto, com desafios mais relacionados ao crescimento sustentável.

“O alvo do CPFL Inova é atrair empreendedores ambiciosos com alto potencial de impacto, liderando os seus negócios com ética, gestão e profissionalismo”, afirma o diretor de Estratégia e Inovação da CPFL Energia, Rafael Lazzaretti.

“A aproximação de uma empresa centenária, como a CPFL Energia, de scale-ups com pouco tempo de vida, porém com potencial para transformar o seu mercado, é um sinal claro da transformação que vivemos nos negócios. A inovação passou a ser tratada como uma plataforma aberta, na qual grandes e pequenas se juntam em busca de criação de valor de longo prazo. A Endeavor vem catalisando esse movimento com programas de aproximação que proporcionam oportunidades de conexão entre a grande empresa e o empreendedor, para que juntos cresçam mais e mais rápido”, diz Luis Felipe Franco, responsável pelas iniciativas de Corporate Venture na Endeavor.

Cronograma – O período de inscrições começa nesta quinta-feira (19) e prossegue até 31 de janeiro de 2018 por meio do site http://www.endeavor.org.br/scaleup/cpflinova. Uma banca composta por executivos da CPFL Energia e mentores da rede Endeavor selecionarão as 12 empresas que participarão do programa no dia 22 de fevereiro de 2018, com o anúncio dos escolhidos no dia 23.

Entre março e agosto, as empresas selecionadas passarão pelo diagnóstico dos principais desafios de crescimento dos negócios, além de mentorias individuais, mentorias coletivas e interações com mentores da rede Endeavor e com os executivos da CPFL Energia. O programa será encerrado no dia primeiro de agosto.