11/10/2017

São José dos Campos, Jacareí e Pindamonhangaba foram responsáveis pelo consumo de 52% da energia na região em 2016

Fonte: Secretaria de Energia e Mineração

A região é a quarta no ranking do Estado em consumo de energia, participando com 6,2% do total

sjc

O Anuário de Energéticos por Município do Estado de São Paulo no ano de 2016, divulgado nesta sexta-feira, 29 de setembro, pela Secretaria de Energia e Mineração, mostra que os municípios da região administrativa do Vale do Paraíba e Litoral Norte foram responsáveis pelo consumo de 6,2% de todos os tipos de energia utilizados no Estado em 2016, o equivalente a 2,6 bilhões de toe (tonelada de óleo equivalente).

A cidade de São José dos Campos continua liderando o ranking de consumo de energia na região, respondendo por 22,4% do total, seguida por Jacareí com 17,8%, e Pindamonhangaba com 11,8%. Os insumos mais utilizados foram os derivados de petróleo, energia elétrica e gás natural.

“O Vale do Paraíba teve uma leve redução de 0,6% no consumo de energia em relação ao ano anterior, puxada pela queda na utilização de etanol e de derivados de petróleo. Em 2017, com a retomada da economia nacional, a expectativa é que o consumo volte a subir”, comenta o secretário de Energia e Mineração do Estado de São Paulo, João Carlos Meirelles.

O consumo de energia elétrica na região também foi expressivo, com um total de 7,8 terawatts/hora (TWh), sendo 3,7 TWh para as indústrias, 2,1 TWh para as residências e 1,2 TWh para o setor comercial. No total a região consumiu 6,2% de toda a eletricidade utilizada no Estado. Outro destaque foi para o consumo de gás que atingiu 605 milhões de m³, equivalente a 12% de insumo consumido no Estado.

Os combustíveis automotivos mais consumidos na região em 2016 foram: 699 milhões de litros de gasolina (7% de todo Estado), 661 milhões de litros de óleo diesel (5,5% do Estado) e 358 milhões de litros de etanol (4,3% do Estado).

Em 2016, o consumo de energia no Estado de São Paulo foi de 41,9 milhões de toe (tonelada de óleo equivalente). Os dados excluem autoprodução de eletricidade, lenha e derivados, carvão mineral e derivados e os não energéticos de petróleo.

Regiões

A região metropolitana de São Paulo foi a que mais utilizou energia em 2016, consumindo 39,4% do total do Estado. Em seguida aparecem as regiões administrativas de Campinas (20,3%), Sorocaba (7,4%), São José dos Campos (6,2%), São José do Rio Preto (4,2%), Santos (3,5%), Ribeirão Preto (3,2%), Central (2,5%), Bauru e Marília (2,4%), Araçatuba e Presidente Prudente (1,8%), Franca (1,5%), Itapeva (1,3%), Barretos (1,2%) e Registro (0,9%).

Sobre o Anuário

O Anuário de Energéticos por Município no Estado de São Paulo 2016 apresenta dados sobre os principais energéticos consumidos pelos 645 municípios paulistas – energia elétrica, gás natural, etanol e derivados de petróleo, bem como as respectivas emissões de dióxido de carbono (CO2).

O documento é uma ferramenta para gestores municipais, em parceria com o governo estadual, desenvolver atividades regionalizadas de planejamento energético e também para que a iniciativa privada utilize em estudos e projetos que tenham a energia como insumo fundamental para seu desenvolvimento.

As principais informações do anuário podem ser acessadas na ferramenta Dados Municipais, com link disponível na homepage do site da Secretaria de Energia e Mineração. O arquivo com o estudo completo também está disponível na Biblioteca Virtual do hotsite Dados Energéticos. Para acessar a ferramenta online ou o pdf acesse www.energia.sp.gov.br

vale