28/11/2017

Meirelles destaca a integração das energias no Fórum Latino Americano de Smart Grid

Fonte: Secretaria de Energia e Mineração

Fórum Mundial Smart Grid é o único do tema na América Latina realizado ininterruptamente desde 2008

O secretário de Energia e Mineração, João Carlos Meirelles, realizou nesta terça-feira, 28 de novembro, a abertura do 10º Fórum Latino Americano de Smart Grid, no Centro de Convenções Frei Caneca, onde destacou as ações do Governo de São Paulo no apoio aos sistemas inteligentes e destacou a importância da integração das diferentes fontes de energia para garantir a segurança energética nacional.

O Fórum Mundial Smart Grid é o único do tema na América Latina realizado ininterruptamente desde 2008 e tem como objetivo encontrar soluções empresariais integradas na busca da atualização tecnológica da infraestrutura de energia e a busca de financiamento apropriado. O tema da edição de 2017 foi “As empresas de energia do futuro: os novos modelos de mercado e regulação para a transição tecnológica visando a integração de recursos distribuídos de energia em escala crescente”.

“Não temos mais potencial para a construção de grandes hidrelétricas no Brasil. Por isso, a importância de fortalecer a geração das energias renováveis, principalmente solar, eólica e biomassa. Para isso precisamos de energia na base, que dê sustentação à transição para as renováveis, e essa energia é o gás natural”, destacou Meirelles na abertura do evento.

O Fórum contou com profissionais e dirigentes dos setores de tecnologia, regulação de serviços públicos, pesquisa e desenvolvimento, sistemas de energia, planejamento, urbanismo, projetos, financeiro, prestação de serviços, provedores de tecnologias para smart grid, energia elétrica, entre outros.

Smart grids, ou redes inteligentes, são sistemas de distribuição e de transmissão de energia elétrica que contam com recursos de tecnologia da informação e de elevado grau de automação, de forma a ampliar substancialmente a sua eficiência operacional.