29/11/2017

Secretaria de Energia e Mineração recebe reunião semestral do Operador Nacional do Sistema

Fonte: Secretaria de Energia e Mineração

Encontro acontece para acompanhar o andamento das obras de transmissão no Estado de São Paulo

A Secretaria de Energia e Mineração do Estado de São Paulo recebeu nesta quarta-feira, 29 de novembro, a reunião do Operador Nacional do Sistema realizada semestralmente na sede da pasta para avaliar as obras de transmissão de energia que estão em andamento no Estado de São Paulo.

O plano de ação do Grupo de Trabalho de São Paulo contou com a presença do diretor geral do ONS, Luiz Eduardo Barata Ferreira e do secretário de Energia e Mineração, João Carlos Meirelles.

“Estamos com uma retomada da economia, temos sinais efetivos que estamos saindo da recessão e vamos crescer segundo os mais pessimistas 2% ao ano, por isso precisamos de um sistema robusto capaz de contemplar essa nova realidade”, disse Meirelles.

Segundo o diretor geral do ONS existem problemas e desafios a serem vencidos pelo setor que juntamente com as empresas serão superados. Esse grupo que reúne empresários, governo e órgão ambiental tem apresentado resultados positivos.

“Temos a compreensão que temos uma oportunidade verdadeira para juntos identificar os problemas e encontrar as soluções”, destacou Barata.

Foram apresentadas pela gerente executiva de Planejamento Elétrico do ONS, Sumara Duarte Tico, o estágio de implantação das obras de transmissão da rede básica e demais instalações de transmissão de fronteira de interesse sistêmico para o Sistema Interligado Nacional que visam mitigar possíveis efeitos de atrasos e definir as responsabilidades pelas ações.

“Existem centenas de empreendimentos no Estado de São Paulo muito importantes para aumento da segurança do abastecimento de energia no sudeste, principalmente para o escoamento da energia gerada na região norte do país”, concluiu Sumara.

Participaram da reunião diretores de diversas empresas que possuem obras em andamento no Estado de São Paulo que puderam fazer um balanço dos empreendimentos e apontar os entraves encontrados para a conclusão.

O diretor da Empresa de Pesquisa Energética do Ministério de Minas e Energia, Daniel José Tavares de Souza, concluiu a reunião e apresentou os estudos estratégicos da segurança no abastecimento elétrico projetando o aumento de consumo e a entrada de novas fontes de produção de energia nas diversas regiões do Estado de São Paulo.

“Recebemos várias inscrições para os futuros leilões de geração de energia a base de biomassa e fotovoltaica. Para aumentar a contratação precisamos de reforço no sistema a longo prazo”, concluiu Daniel.