28/11/2017

Secretaria recebe workshop sobre os objetivos do desenvolvimento sustentável na mineração brasileira

Fonte: Secretaria de Energia e Mineração

Iniciativa do MME visa identificar empresas que cumpram objetivos das ODS da ONU para futura divulgação

A Secretaria de Energia e Mineração do Estado de São Paulo recebeu nesta terça-feira, 28 de novembro, o workshop “Mapeando os objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS) na mineração brasileira”, promovido pelo Ministério de Minas e Energia. São Paulo é o quarto Estado a receber o evento que visa elencar ações sustentáveis das empresas de mineração para apresentar no próximo ano uma publicação sobre a importância da atividade para a sociedade.

“Pretendemos fazer um mapeamento mostrando que existem empresas trabalhando em várias categorias de ODS estipuladas pela Organização das Nações Unidas e nem a empresa nem a população sabem disso. Posteriormente, o objetivo é mostrar isso para o Brasil”, disse a coordenadora geral de Desenvolvimento Sustentável na Mineração da Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia, Dione Macedo.

O MME vai apresentar no primeiro semestre de 2018 uma publicação com a compilação das iniciativas de algumas empresas com os exemplos coletados este ano. O ministério espera que o Programa se torne uma “chancela” do MME e do Programa da Organização das Nações Unidas para o desenvolvimento em relação à sustentabilidade do setor mineral.

“A gente não vive sem mineração, mas precisamos explicar dentro de casa que ninguém vive sem mineração”, concluiu Dione.

Para o subsecretário de Mineração de São Paulo, José Jaime Sznelwar, existem no Estado diversas iniciativas do setor privado que estão cumprindo alguns dos parâmetros de ODS, mas é fundamental criar uma comunicação clara e objetiva com a população.

“É fundamental estimular a atividade da mineração simplificando os gargalos, reduzindo prazos para concessão e licenciamento, em constante diálogo com os prefeitos e a população para gerar emprego e renda”, explicou Sznelwar.

A reunião contou contribuições de diversos diretores de empresas e associações. O MME está aberto a sugestões que podem ser registradas no site www.mme.gov.br

Para conferir as apresentações clique aqui:

Dione Macedo

José Jaime Sznelwar

Conheça os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

Mais de 150 líderes mundiais estiveram na sede da ONU, em Nova York, no ano de 2015 para adotar formalmente uma nova agenda de desenvolvimento sustentável. Esta agenda é formado pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que devem ser implementados por todos os países do mundo até 2030.

Objetivo 1: Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares

Objetivo 2: Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável

Objetivo 3: Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades

Objetivo 4: Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos

Objetivo 5: Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas

Objetivo 6: Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos.

Objetivo 7: Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos

Objetivo 8: Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos

Objetivo 9: Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação

Objetivo 10: Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles