10/12/2017

Governo de São Paulo lança edital inédito para mapear a cadeia náutica de lazer no Estado

Fonte: Secretaria de Energia e Mineração

Lançamento foi feito durante a reunião do Fórum Náutico Paulista em São Sebastião

A cidade de São Sebastião no litoral norte do Estado de São Paulo recebeu neste sábado, 9 de dezembro, a primeira reunião do Fórum Náutico Paulista fora da capital paulista. O evento aconteceu paralelamente ao primeiro Boat Show São Sebastião e contou com a participação de empresários do setor náutico, donos de embarcações, lideranças da região e visitantes da feira.
 
Durante o encontro, o presidente do FNP e chefe de gabinete e relações institucionais da Secretaria de Energia e Mineração, Marco Antonio Castello Branco, anunciou a abertura do edital de chamamento público para a realização de estudo inédito que fará o mapeamento e plano de desenvolvimento da cadeia náutica de lazer no Estado de São Paulo.
 
“É a primeira vez que o fórum acontece de frente para o mar no nosso Estado que possui uma costa maravilhosa e mais de 45 mil quilômetros de água doce navegáveis. O mapeamento da cadeia náutica e plano de desenvolvimento vai mostrar todo o potencial de emprego e renda desse setor”, afirmou Castello Branco.
 
O prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, anunciou que a cidade voltou definitivamente para o cenário mundial de surf já que voltará a receber uma etapa do WSL e apresentou os principais projetos de infraestrutura para o desenvolvimento do turismo náutico local.
 
“Toda a parte técnica dos nossos projetos estão chegando ao fim e no primeiro bimestre de 2018 vamos apresentar o edital para a construção da nossa marina pública, ampliação do porto e home port para grandes cruzeiros, que juntamente com a finalização da nova rodovia dos Tamoios irá alavancar o turismo não só do litoral norte, mas também no Vale do Paraiba e serra da Mantiqueira”, disse o prefeito. 
 
Para o presidente do grupo Náutica, Ernani Paciornik, a cidade tem um grande potencial para o desenvolvimento do setor náutico. “Eu acredito nas pessoas e vejo aqui no futuro o maior polo náutico do Brasil, não tenho dúvida”, afirmou.
 
Antes do início do FNP o secretário-adjunto do Meio Ambiente do município, Auraci Manzano, fez uma apresentação sobre zoneamento costeiro, licenciamento ambiental e regularização para proprietários de marinas.
 
A reunião contou também com uma apresentação do capitão Herman Júnior sobre meteorologia e novas tecnologias para a navegação. A próxima edição do Fórum Náutico será dia 21 de fevereiro de 2018.
 
Sobre o Edital
 
O edital está aberto no Centro de Suprimentos e Apoio à Gestão de Contratos, do Departamento de Administração e Finanças da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação. O Pregão Eletrônico SDECTI 002/2017 – Processo 352/2016, tem como objetivo contratar Serviços de Elaboração do Mapeamento da Cadeia Náutica de Lazer do Estado de São Paulo, conforme especificações constantes do Termo de Referência que integra o Edital como Anexo I. A sessão pública será realizada no dia 14 de dezembro, às 09h30 no endereço eletrônico: www.bec.sp.gov.br através da Oferta de Compra n° 100103000012017OC00002 
 
Para mais informações sobre o edital ligue  11-3718-6506 ou acesse a página do Fórum Náutico no Facebook www.facebook.com/forumnauticosp