15/12/2017

Meirelles homenageia Pedro Parente na premiação Eminente Engenheiro do Ano 2017

Fonte: Secretaria de Energia e Mineração

Desde 1963, a premiação é a principal homenagem que o Instituto de Engenharia dedica aos engenheiros de destaque no país

O secretário de Energia e Mineração de São Paulo, João Carlos Meirelles, participou nesta quinta-feira, 14 de dezembro, da sessão solene Eminente Engenheiro do Ano organizado pelo Instituto de Engenharia, na sede da Fecomercio em São Paulo.

O prêmio Eminente Engenheiro do Ano é realizado todos os anos pela instituição, com sede em São Paulo, que desde 1963 busca dar méritos ao engenheiro de destaque no país, que tenha importante participação no desenvolvimento da engenharia brasileira. Ao todo, já foram laureados 54 engenheiros brasileiros.

Neste ano o premiado foi Pedro Parente, presidente da Petrobrás, que é formado em engenharia pela Universidade de Brasília (UnB) e iniciou sua carreira no Banco Central.  Na cerimônia participaram Eduardo Lafraia, presidente do Instituto de Engenharia e João Antonio Machado Neto, presidente do Conselho Consultivo do IE.

“Pedro Parente é um exemplo de gestor que queremos de modelo para o Brasil. A Petrobrás é um patrimônio brasileiro e na sua gestão se inaugura, exemplarmente, novos e promissores rumos para a empresa. Certamente trará de volta a parte virtuosa da empresa, que é o talento dos seus colaboradores”, disse João Carlos Meirelles.

Emocionado, Pedro Parente declarou “eu não tenho nenhuma dúvida sobre a importância da Petrobrás. Tudo que estamos fazendo é fruto de ampla discussão com os funcionários, fornecedores e demais envolvidos com a empresa. Ser presidente da Petrobrás é uma oportunidade de continuar contribuindo para diminuir a imensa distância entre o Brasil que somos e o país que podemos ser”, afirmou o presidente da Petrobrás, homenageado da noite.

Além da premiação, o evento também contou com uma homenagem aos sócios remidos, aos ex-presidentes do IE presentes, e a entrega de prêmios às divisões técnicas que apresentaram os seus trabalhos neste ano.

“O Brasil tem problemas a serem resolvidos em várias áreas, que a engenharia pode ajudar a resolver. E precisamos de gente que venha nos ajudar a transformar propostas em realidade”, disse Eduardo Lafraia, presidente do Instituto de Engenharia.