14/12/2017

Seminário discute “Avanços Tecnológicos para a Gestão de Barragens de Mineração”

Fonte: Ministério de Minas e Energia

Secretário Vicente Lôbo abriu o terceiro debate que aconteceu nesta terça-feira

“Tenho certeza de que as apresentações e os debates decorrentes, conduzidos neste importante encontro, contribuirão para a elaboração de novas portarias, visando a segurança de barragens de mineração”, afirmou o secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral, Vicente Lôbo, durante abertura do Seminário “Avanços Tecnológicos para a Gestão de Barragens de Mineração”, realizado hoje (13/12) no Ministério de Minas e Energia (MME).

No encontro foram apresentadas experiências e resultados de estudos e aplicação de tecnologias; inovações desenvolvidas desde equipamentos para segregação e disposição de rejeitos como de equipamentos e tecnologias para monitoramento e controle de barragens.

Anteriormente, dois eventos técnicos foram realizados no MME reunindo especialistas em barragens de mineração, instituições governamentais, empresas de mineração, produtores de equipamentos e/ou tecnologias para a disposição de rejeitos, monitoramento e controle de barragens. Desses encontros e demais atividades direcionadas ao aprimoramento de segurança de barragens resultaram melhoramentos no encaminhamento dessa questão, como a nova Portaria do DNPM que trata da fiscalização de barragens de rejeitos de mineração. Destaca-se, também, uma melhor interação entre as empresas de mineração e empresas produtoras de equipamentos e tecnologia em projetos, construção, operação e monitoramento de barragens.

O seminário foi realizado através de ações conjuntas da Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral (SGM), da Agência Nacional de Mineração (ANM) e do Serviço Geológico do Brasil (CPRM). O objetivo é desenvolver e divulgar conhecimento especializado e fiscalização de empreendimentos com foco na segurança de barragens de rejeitos de mineração.