17/01/2018

Itaipu avança na mobilidade elétrica com inauguração de centro de inovação

Fonte: Canal Energia

CI-MES vai ter como foco pesquisa e inovação no tema e soluções para armazenamento, gestão de energia e mobilidade

Foi inaugurado nesta terça-feira, 16 de janeiro, o Centro de Inovação em Mobilidade Elétrica Sustentável da Itaipu, em Foz do Iguaçu (PR). O centro vai ter a pesquisa e inovação como foco, com ênfase na área de armazenamento de energia. Lá serão desenvolvidos a segunda geração da bateria de sódio com tecnologia nacional, em parceria com a Fundação Parque Tecnológico Itaipu; sistemas inteligentes de armazenamento de energia, com aplicação em áreas isoladas; e soluções para gestão de energia e mobilidade.

Presente na inauguração, o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho lembrou que há um ano usa um carro elétrico de Itaipu e que outros ministros já o procuraram também querendo fazer uso de um veículo elétrico. O ministro, que visitou pela primeira vez a usina e seus projetos de pesquisa, tecnologia e inovação se mostrou impressionado. “Quero agradecer por toda a contribuição que Itaipu vem dando ao país”, revelou.

Em coletiva a jornalistas, Coelho Filho disse que o carro elétrico representava toda uma evolução tecnológica e que não havia dúvidas que com o barateamento de encargos, os veículos elétricos serão uma realidade no país. O MME acompanha os movimentos realizados pela pasta de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, que estuda uma forma de equiparar a alíquota do Imposto de Produção industrial dos modelos elétricos aos do tipo Flex, que é de 7,5%.

Para o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Luiz Fernando Leone Vianna, o Centro é importante porque vai ajudar o país a cortar etapas no processo de desenvolvimento de soluções de mobilidade sustentável. Segundo ele, são projetos que serão úteis para a Itaipu e também para o Brasil. Vianna lembrou ainda na cerimônia que Itaipu não se restringia apenas a geração de energia, mas também a promoção do desenvolvimento tecnológico. “Isso aqui é prova disso”, apontou. Ainda segundo ele, a inauguração do centro serviria para acelerar a inserção dos veículos elétricos no país.

O novo CI-MES fica dentro da usina de Itaipu e faz parte da estrutura do Programa Veículo Elétrico, juntamente com o Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Montagem de Veículos Elétricos. Surgido em 2006 como uma iniciativa liderada pela binacional, o Programa VE vem reunindo parceiros e desenvolvendo diferentes protótipos. Atualmente, Itaipu mantém cerca de cem veículos elétricos circulando na empresa, entre eles, carros de passeio, caminhão, ônibus, utilitário e até um avião elétrico. Segundo o chefe da Assessoria de Mobilidade Elétrica Sustentável de Itaipu, Celso Novais, o CI-MES vai complementar o trabalho desenvolvido atualmente no CPDM-VE.

Foi realizada ainda uma apresentação do projeto Green Silicon. O projeto inclui a implantação do ciclo completo de industrialização desse mineral na região fronteiriça entre o Brasil e o Paraguai. A proposta também foi apresentada na cerimônia ao vice-ministro de Minas e Energia do Paraguai, Mauricio David Bejarano Martí.

*O repórter viajou a convite de Itaipu Binacional