23/01/2018

O que podemos fazer para diminuir a poluição do ar? 6 dicas para preservar a qualidade do ar

Fonte: Pensamento Verde

Para minimizar danos causados pela poluição do ar é preciso utilizar mais bicicleta, investir em carona solidária, não fazer queimadas e ajudar a plantar novas árvores.

Desde a primeira Revolução Industrial, a qualidade do ar vem sofrendo contínuas alterações em consequência do lançamento de substâncias poluentes na atmosfera. A situação é pior nos grandes centros urbanos, onde há maior concentração industrial e circulação de veículos. Além disso, a expansão urbana levou à derrubada de inúmeras florestas — que deram lugar às obras da construção civil, sem contar os milhões de árvores que já foram cortadas para abrir espaço para atividades agropecuárias.

Como resultado dessas ações humanas, todos os cantos do planeta têm registrado drásticas mudanças climáticas. Embora a situação seja preocupante, é possível frear esses efeitos nocivos por meio do comprometimento com a conservação ambiental e de ações práticas que podem ser adotadas por toda a população.
Como diminuir a poluição do ar: dicas de melhoria da qualidade do ar
Use transporte público

Avalie a viabilidade de usar o transporte público para ir ao trabalho, ao invés de usar carro. Se é possível chegar ao local de trabalho de metrô, ônibus ou trem — sem atrasos e sofrimento com os transtornos do transporte público das grandes cidades — faça isso! Assim, você contribui para aliviar o trânsito e faz a sua parte na preservação ambiental, principalmente quanto à qualidade do ar que respira.
Utilize mais bicicleta

No dia a dia, use bicicleta sempre que possível. Você pode fazer pequenas compras, passeios e visitas aos amigos mais próximos indo de bicicleta. Dessa forma, você economiza combustível, ajuda a melhorar a qualidade do ar e ainda exercita o corpo.
Prefira biocombustível

Combustíveis fósseis são muito mais poluentes em relação aos biocombustíveis. Por isso, sempre que possível escolha etanol e biodiesel, em substituição à gasolina e diesel. Além disso, faça revisões periódicas em seu veículo para manter a queima de combustível dentro do padrão.
Invista em carona solidária

Organize um grupo de carona solidária. Se você conhece duas ou mais pessoas que costumam usar o carro para ir ao trabalho e moram na mesma região, por que não compartilhar o veículo algumas vezes por semana? Isso gera economia e reduz a carga de poluentes lançados no meio ambiente.
Não faça queimadas

Evite queimar folhas, restos de podas e outros detritos (como papel e restos de madeira). Para descartar esses materiais, pesquise ecopontos próximos de sua casa, onde é possível depositar material orgânico (podas de jardins, folhagens). Caso sua cidade não possua serviço de coleta seletiva, acondicione tudo em sacos de lixo ou contrate o serviço de caçamba para recolher volumes maiores de podas de árvores. Se tiver espaço para cultivar plantas, flores ou uma pequena horta, use esses restos para produzir adubo orgânico caseiro.
Ajude a plantar árvores

Se houver espaço em sua residência, considere a possibilidade de plantar pelo menos uma árvore de pequeno porte. Pesquise a legislação sobre o plantio de árvores e as espécies recomendadas para áreas urbanas. Se no bairro onde você mora há praças, jardins e bosques abandonados ou malcuidados, consulte a associação de moradores sobre a possibilidade de reunir a vizinhança para melhorar os espaços verdes com o plantio de mais árvores e adoção de cuidados com as já existentes.