24/01/2018

Secretaria de Energia e Mineração inaugura biblioteca com histórico das publicações da pasta e livros de literatura

Fonte: Secretaria de Energia e Mineração

O acervo é de uso exclusivo dos colaboradores e é composto de publicações da própria Secretaria e de doações. Os arquivos técnicos digitais estão na área de Dados Energéticos do site

A Secretaria de Energia e Mineração lançou nesta quarta-feira, 24 de janeiro, uma biblioteca que reúne todo o histórico de publicações da pasta com anuários, sumários executivos, resumos executivos, boletins, balanços, informes e cartilhas.

Além das publicações técnicas estão disponíveis para uso exclusivo dos funcionários da pasta livros que abrangem filosofia, religião, ciências sociais, direito, administração, matemática, ciências naturais e aplicadas, arte, arquitetura, fotografia, linguística, literatura geral, geografia, história, medicina, jogos e desportos.

As obras literárias foram doadas pelos próprios funcionários da Secretaria de Energia e Mineração com o objetivo de colaborar com a difusão do conhecimento. “Essa não é simplesmente uma biblioteca da Secretaria, mas sim dos funcionários da Secretaria. A literatura é uma das atividades mais importantes e na escala do homem se pudermos colaborar com o enriquecimento da cultura estaremos cumprindo o nosso papel”, destacou o secretário João Carlos Meirelles.

A biblioteca livre dos colaboradores da Secretaria foi lançada com 428 publicações em diversos idiomas. O sistema de controle de empréstimos de publicações é feito virtualmente pela intranet da Secretaria, acessado exclusivamente pelos funcionários da pasta, e permite que os usuários façam reservas de obras, entrem em lista de espera e registrem a devolução. O sistema registra o histórico de obras lidas por cada usuário e é possível avaliar as obras por atribuição de estrelas.

A busca pode ser feita por títulos, autor ou por palavra chave e o cadastro das publicações é feito pelo CDU (sistema de classificação documentária). A ferramenta também lista 65 bibliotecas virtuais no mundo todo.

“Tivemos a colaboração de todos os funcionários da Secretaria no planejamento, execução e ativação da biblioteca livre”, explica a coordenadora de Cerimonial da pasta, Sonia Kuester, responsável pela montagem da biblioteca.

As publicações técnicas estão divididas em energia elétrica com publicações de geração, transmissão e distribuição; energias renováveis com estudos de solar, eólica, hidráulica e biomassa; produção e consumo de petróleo e seus derivados e; mineração, além do Plano Paulista de Energia e os estudos diversos publicados pela pasta.

Os arquivos digitais das últimas publicações técnicas estão disponíveis a todos os cidadãos na página intitulada Biblioteca Virtual na área de Dados Energéticos do site da Secretaria de Energia e Mineração.