02/02/2018

Conheça as melhores distribuidoras do Brasil avaliadas pelos consumidores

Fonte: Aneel

O Prêmio IASC 2017 reflete a percepção dos consumidores residenciais sobre a qualidade dos serviços prestados pelas distribuidoras de energia elétrica

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) realizou nesta quinta-feira (1º/2), em Brasília (DF), a premiação do IASC 2017 -Índice ANEEL de Satisfação do Consumidor – que reconhece as distribuidoras mais bem avaliadas pelos consumidores residenciais. A cerimônia contou com a presença do diretor-geral da ANEEL, Romeu Rufino, dos diretores da Agência André Pepitone da Nóbrega e Tiago Correia, do Secretário de Energia do Ministério de Minas e Energia (MME), Fábio Lopes, do Deputado Rodrigo Martins (PSB-PI), Presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados, – além de representantes das distribuidoras, dos Conselhos de Consumidores e de outras instituições do setor elétrico.

O diretor-ouvidor da ANEEL, Tiago Correia, salientou que a atual versão do Iasc trouxe resultados diferentes do anterior e ressaltou que as informações do relatório ajudarão as permissionárias e concessionárias a se aperfeiçoarem para o próximo período de avaliação. Para o diretor da Agência, André Pepitone da Nóbrega, a classificação das distribuidoras pelos consumidores é de extrema importância. “Aqueles que o consumidor elegeu considerando a presteza, o atendimento, a continuidade do serviço, foram eleitos por aqueles a quem estes serviços se destinam”, frisou. O diretor-geral da ANEEL, Romeu Rufino, destacou que a 18ª edição da premiação do Iasc, que a cada ano se aperfeiçoa, considera o consumidor, razão de ser de toda a cadeia do setor de energia elétrica. Segundo Rufino, “o consumidor quer um serviço de qualidade com modicidade tarifária, e a Agência, como guardiã dos contratos de concessão, trabalha na busca desse equilíbrio”.

Novidades

Para a 18ª edição da pesquisa, o regulamento do Prêmio Iasc foi revisado e a categoria Iasc Brasil Concessionárias foi dividida em duas: Iasc Brasil até 400 mil unidades consumidoras e Iasc Brasil acima de 400 mil unidades consumidoras. Também foi instituído um escore mínimo de 60 pontos para que as distribuidoras sejam premiadas.

As vencedoras foram:

Brasil Concessionárias até 400 mil unidades consumidoras

Muxfeldt Marin & Cia. Ltda. – Mux Energia

Nota Iasc: 83,45

Brasil Concessionárias
acima de 400 mil
unidades consumidoras

Copel Distribuição S.A. – Copel-Dis

Nota Iasc: 80,69

Maior crescimento concessionárias 2017/2016

Companhia Campolarguense de Energia – Cocel – 40,90% – Nordeste

Companhia Sul Sergipana de Eletricidade – Sulgipe  – Nota Iasc: 72,05 – Norte

Pelo artigo 6º do regulamento do Prêmio Iasc, esta categoria não terá premiação.

Centro-Oeste acima de 30 mil unidades consumidoras

CEB Distribuição S.A. – CEB-Dis

Nota Iasc: 66,64

Sul, Sudeste e Centro-Oeste até 30 mil unidades consumidoras

Muxfeldt Marin & Cia. Ltda. – Mux Energia

Nota Iasc: 83,45

Sul e Sudeste acima de 30 mil até 400 mil unidades consumidoras

Companhia Campolarguense de Energia – Cocel

Nota Iasc: 80,94

Sudeste acima de 400 mil unidades consumidoras

Energisa Sul-Sudeste – Distribuição de Energia S.A. – Energisa Sul-Sudeste

Nota Iasc: 68,98

Sul acima de 400 mil unidades consumidoras

Copel Distribuição S.A. – Copel-Dis

Nota Iasc: 80,69

Prêmio IASC 2017 –
Permissionárias

Cooperativa de Eletrificação Anita Garibaldi Ltda. – Cergal

Nota Iasc: 86,76

Permissionárias até 10 mil unidades consumidoras

Cooperativa de Eletrificação Lauro Müller – Coopermila

Nota Iasc: 85,31

Permissionárias acima de 10 mil unidades consumidoras

Cooperativa de Eletrificação Anita Garibaldi Ltda. – Cergal

Nota Iasc: 86,76

Maior crescimento permissionárias 2017/2016

Cooperativa de Energia Elétrica Anitápolis – Ceral Anitápolis

24,45%

O índice foi aferido por meio de pesquisa de opinião realizada com consumidores de todo o Brasil. A pesquisa foi realizada no período de 19 de agosto a 1º de novembro de 2017. Foram entrevistados 24.926 consumidores residenciais, de forma presencial domiciliar, de 584 municípios atendidos pelas 96 distribuidoras, sendo 58 concessionárias e 38 permissionárias.

Divulgado anualmente pela ANEEL desde 2000, o Iasc retrata o grau de satisfação do consumidor em relação à qualidade dos serviços prestados pelas distribuidoras de energia elétrica e tem o propósito de estimular a busca pela melhoria contínua. A ANEEL premia desde 2002 as distribuidoras mais bem avaliadas.