26/03/2018

CPFL Paulista destina R$10,4 milhões na modernização da rede elétrica em Araraquara

Fonte: Canal Energia

Obras da Subestação Paiol tornarão cidade autossuficiente por 10 anos

A CPFL Paulista investiu R$10,4 milhões na ampliação da Subestação Paiol, localizada no município de Araraquara (SP). O objetivo é elevar a disponibilidade de energia elétrica para os clientes na cidade, através dos sete novos circuitos alimentadores em 13,8 kV, e uma capacidade ampliada em 160%, passando de 40 MVA para 65 MVA de potência.

Juntamente com a subestação, também foram realizadas obras de expansão e modernização nas redes de distribuição de energia, que serão acrescidas em mais 23 km, aumentando a robustez e confiabilidade do sistema. A conclusão das obras está prevista para junho deste ano.

A ideia é garantir capacidade energética suficiente para acompanhar por mais dez anos o crescimento da cidade, que conta hoje com uma população estimada de aproximadamente 230 mil habitantes, segundo censo do IBGE de 2017.

A SE Paiol está instalada na Av. Padre Francisco Salles Culturato, s/nº e as instalações contam com equipamentos de última geração, ampliando a flexibilidade na gestão da rede elétrica do município. Araraquara, que possui uma taxa de crescimento anual de 3,5%, terá entre os clientes especiais atendidos pela subestação, a Unesp, Sucocitrico Cutrale, IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo) e Shopping Jaraguá.

“Os investimentos da CPFL Paulista na construção dessa subestação, comprovam que a distribuidora de energia tem como compromisso apoiar o crescimento dos municípios onde atua. Essa obra reforça nossa missão de prover soluções energéticas sustentáveis, com excelência e competitividade, atuando de forma integrada às comunidades”, afirmou o presidente da CPFL Paulista, Carlos Zamboni Neto.