19/06/2018

EDP disponibiliza R$ 30 milhões para investimento em startups

Fonte: Canal Energia

Foco será apostar em projetos voltados para o mercado de energia elétrica no Brasil

A EDP anunciou a criação de um veículo de investimento de capital de risco (Corporate Venture Capital) para o mercado elétrico brasileiro, a EDP Ventures Brasil. A empresa será voltada ao aporte de recursos em startups, em que serão destinados inicialmente R$ 30 milhões a projetos empreendedores em seis verticais: Soluções com Foco no Cliente, Inovação Digital, Energias Renováveis, Armazenamento de Energia, Redes Inteligentes, e áreas de apoio ao negócio.

Segundo a EDP, a criação de um veículo próprio de investimento permitirá alavancar o desenvolvimento de tecnologias inovadoras que proporcionarão melhorias ao setor elétrico brasileiro. Além de investimento direto, a companhia oferece também apoio financeiro para a realização de projeto-piloto, acesso às áreas de negócio e ativos do Grupo EDP e seus parceiros em 15 países, e acompanhamento de uma rede de incubadoras, aceleradores e investidores brasileiros e internacionais.

O foco estratégico e financeiro da EDP Ventures Brasil será direcionado para startups em fase inicial de desenvolvimento (seed investment) até startups mais maduras, em fase de escala e tração no mercado (series A), com a possibilidade de coinvestimento com outras corporações ou fundos parceiros.

“Nos últimos anos, desenvolvemos programas de inovação aberta como o EDP Starter, com foco em aceleração de startups e ampliamos o prêmio EDP Open Innovation. Agora, com a criação de uma Corporate Venture Capital, consolidamos nossa posição de pioneirismo em inovação no setor elétrico, além de contribuir para o desenvolvimento do ecossistema empreendedor nacional”, reforça Carlos Andrade, vice-presidente de novos negócios da EDP.

O grupo EDP possui uma estratégia global de Corporate Venture, por meio de um veículo existente em Portugal criado em 2008, que já investiu 26 milhões de euros em 18 projetos.