04/06/2018

Projeto Teto Solar, do Google, pretende investir em energia solar

Fonte: Pensamento Verde

Também conhecido como Project Sunroof, o novo desenvolvimento do Google ajuda a analisar o seu telhado e a estimar quantidade de energia solar produzida, antes mesmo de instalar painéis

Como funciona o projeto de teto solar do Google? Se você está um pouco antenado nas tecnologias sustentáveis que vêm surgindo ao longo dos anos, provavelmente já ouviu falar em painéis de energia solar. Caso não tenha, resumimos: são painéis colocados sobre o telhado de uma casa (ou qualquer outro edifício, se for possível) para a captação de energia solar, que será então transformada em energia elétrica. Já parece uma boa ideia, certo?

O problema é que, mesmo sendo benéfico de várias maneiras, muitas pessoas ainda descartam essa possibilidade. Pode ser por acreditarem que o teto delas não suporta os painéis, por acharem que é muito caro (e não compensa), ou apenas por terem medo de mudança. Foi pensando nessas dúvidas que o Google desenvolveu o Project Sunroof, ou Projeto Teto Solar.

Mas antes de nos aprofundarmos nisso, que tal deixar claro os motivos pelos quais vale a pena investir em energia solar?
E o que o Google fez?

O Projeto Teto Solar surgiu para ajudar as pessoas a identificar se seus telhados são apropriados para o uso de painéis solares, e ajudá-las a ter uma estimativa do quanto poderiam economizar anualmente com a mudança. O projeto usa uma tecnologia ainda em período de testes; por enquanto, só funciona em algumas cidades estadunidenses, como Boston, Fresno e São Francisco.

A ferramenta usa a tecnologia do Google Earth e mapeia a região escolhida em detalhes. Então, você pode selecionar o seu telhado e esperar pela análise do Google: ele vai identificar a quantidade de luz solar recebida na sua casa anualmente, baseando-se inclusive na quantidade de sombras que provém do formato do teto, das árvores e prédios próximos. Depois, ele informa esse número, se é ou não possível instalar painéis naquele endereço e até mesmo quantos pés estão disponíveis para essa instalação. Por fim, ele informa o quanto é possível economizar se a energia solar for utilizada nessa residência.

Adicionalmente, é possível informar sua conta de energia habitual para que o Google diga quanto espaço de teto solar será necessário para cobrir seus gastos. Ele também oferece opções de compra, à vista ou não, para que você decida o melhor negócio caso vá em frente com o plano.

Esperamos que o Google expanda essa ferramenta, em prol da economia e da sustentabilidade no mundo todo!

Boas razões para ter um teto solar

A principal vantagem da técnica é a sustentabilidade. Usar o sol como provedor de energia significa o uso de um recurso natural da forma certa, sem excessos e sem emissão de CO2. A segunda principal vantagem é a economia que virá quando não for mais necessário pagar a conta de energia elétrica da mesma maneira. Você pode continuar usando-a, mas bem menos, o que significa pagar apenas a taxa mínima todo mês.

Além disso, também se trata de um investimento bem pensado, já que os valores das contas de luz só tendem a aumentar, e o sol continuará fornecendo a mesma quantidade de energia indefinidamente. E a manutenção dos painéis é extremamente simples, consistente apenas em verificações periódicas e limpezas anuais.