07/06/2018

Subsecretário de Mineração José Jaime debate Plano Diretor com prefeito de Jundiaí

Fonte: Secretaria de Energia e Mineração

Município tem grande atividade e potencial para o desenvolvimento da mineração

O subsecretário de Mineração da Secretaria de Energia e Mineração, José Jaime Sznelwar, participou nesta terça-feira, 5 de junho, de uma reunião com o prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado e empresários da região para debater o Plano Diretor do Município.

Para o prefeito, a revisão do Plano Diretor que está em curso deve garantir o desenvolvimento do município e a preservação do meio ambiente. “Sugiro a vocês nos apresentarem uma proposta sucinta de como a mineração pode contribuir sem contrariar os interesses do município, que são inegociáveis”, afirmou.

Já o subsecretário explicou como é possível aliar a mineração ao desenvolvimento que o município almeja. “A atividade exercida com responsabilidade traz desenvolvimento e renda para a população da região. Aqui nós temos o exemplo do jardim botânico, a área da prefeitura e o parque da cidade que foram no passado minerações de areia e pedra, e hoje servem para toda a população”, explicou Sznelwar.

Durante o encontro, o geólogo da Subsecretaria Marcos Koritiake, apresentou o OTGM – Ordenamento Territorial Geomineiro, com as características da região e todo o seu potencial mineral. “Identificamos a presença de 12 minerais com possibilidade de desenvolvimento em toda a região”, comentou. Koritiake lembrou ainda que a região é um importante polo produtor de cerâmica e água mineral.

A revisão do Plano vem contando também com a participação da população local que está contribuindo para o debate e aperfeiçoamento do estudo.

O evento teve ainda a presença do secretário de planejamento urbano e meio ambiente de Jundiaí, Sinésio Scarabello, representantes da APEPAC- Associação Paulista de Produtores de Agregados para Construção e mineradores do munícipio.