28/11/2018

ONS realiza encontro semestral do Grupo de Transmissão São Paulo na sede da Secretaria de Energia e Mineração

Fonte: Secretaria de Energia e Mineração

Reunião entre as empresas de transmissão e distribuição de energia acontece para avaliar as obras no Estado

O Operador Nacional do Sistema realizou nesta quarta-feira, 28 de novembro, na sede da Secretaria Estadual de Energia e Mineração mais uma reunião semestral do Grupo de Transmissão São Paulo (GT-SP). No encontro entre as empresas privadas, instituições, governo federal e estadual, os agentes apresentam e debatem as principais obras de transmissão e distribuição em andamento no Estado.

“A energia é imprescindível. Esse trabalho é extremamente importante e só conseguimos operar com segurança graças a essa integração”, comentou o diretor geral do Operador Nacional do Sistema (ONS) Luiz Eduardo Barata.

Para o secretário de Energia e Mineração, João Carlos Meirelles, é fundamental discutir as fontes de energia para aumentar a segurança energética no Estado de São Paulo.

“Temos um horizonte limitado no país para a expansão das hidrelétricas, por isso é fundamental discutir as outras fontes de energia. Somos parceiros nesse novo momento que vivemos no setor das energias”, disse Meirelles.

Durante o evento foram debatidos alguns desafios encontrados pelas empresas como no caso da Linha de Transmissão 750 kV Itaberá – Tijuco Preto. Esta LT entrou em operação em 1982 e tem parte de seu traçado passando pelo PESM – Parque Estadual da Serra do Mar. Ao longo dos anos suas estruturas sofreram degradação devido as características inerentes daquela região acarretando corrosão. As análises apresentadas por Furnas indicaram a necessidade de substituição de trecho compreendido entre as torres 605 e 637, as quais se encontram em estágio avançado de corrosão, podendo causar sérios problemas ao SIN – Sistema Interligado Nacional. Dado a gravidade do assunto, Furnas planejou a implantação de variante para a substituição das torres naquele trecho.

Debateram ainda soluções estruturantes para controle de tensão elétrica no sistema, recomendações de equipamentos, ações no curto e médio prazo para as obras em andamento da  Copel, Isa Cteep, Mata de Santa Genebra e outras.

A reunião contou ainda com a presença da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) que detalhou estudos estratégicos para o abastecimento elétrico do Estado e grande São Paulo.

O encontro contou também com a presença do subsecretário de Energia Elétrica da Secretaria de Energia e Mineração, Henrique Ferraz, e dos técnicos da pasta, Henderson Querne e José Ricardo Amorim.

O ONS

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) é o órgão responsável pela coordenação e controle da operação das instalações de geração e transmissão de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional (SIN), sob a fiscalização e regulação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

O ONS desenvolve uma série de estudos e ações a serem exercidas sobre o sistema e seus agentes para manejar o estoque de energia de forma a garantir a segurança do suprimento contínuo em todo o País. O Operador Nacional é constituído por membros associados e membros participantes, constituídos por empresas de geração, transmissão, distribuição e consumidores livres de grande porte. Também participam importadores e exportadores de energia, além do Ministério de Minas e Energia (MME).