05/12/2018

CPFL Energia vai investir R$ 26,1 milhões em projetos de eficiência energética

Fonte: Canal Energia

Empresa selecionou 38 projetos que serão executados em São Paulo e Rio Grande do Sul

A CPFL Energia selecionou 38 projetos de eficiência energética no âmbito da Chamada Pública de Projetos 2018. Ao todo, o grupo irá investir R$ 26,1 milhões em iniciativas de eficientização do consumo de energia elétrica de clientes comerciais, poder público, industrial, iluminação pública e residencial das cinco distribuidoras do grupo.

A expectativa é que os projetos proporcionem uma economia anual de 11.292,77 MWh de energia, equivalente ao consumo anual de 4,7 mil famílias. Além de contribuir para maior conscientização do uso eficiente e seguro da energia elétrica e reduzir a conta de luz dos clientes contemplados, a iniciativa também beneficia o meio ambiente. A previsão é que os projetos evitem a emissão de 1.050,27 toneladas de gás carbônico à atmosfera, equivalente ao plantio de 6,3 mil árvores.

A Chamada Pública de Projetos 2018 da CPFL Energia é financiada com recursos do Programa de Eficiência Energética, iniciativa da Agência Nacional de Energia Elétrica. Poder Público foi a categoria de consumo com mais projetos selecionados, com 18 participantes. Entre os contemplados no projeto estão instalações da Unicamp, a Unesp, a UFSCar e o IFRS, como ginásios, prédios de ensino e hospitais.

De acordo com o gerente de Eficiência Energética da CPFL Energia, Felipe Henrique Zaia, o Programa, por financiar 100% do investimento para o cliente, é uma grande vantagem para os participantes, já que proporciona uma redução na conta de luz sem a necessidade de desembolso de recursos próprios. Ainda segundo ele, estimula empresas e órgãos públicos a desenvolver uma relação mais consciente com o consumo de energia.

Os projetos selecionados serão desenvolvidos em cidades dos Estados de São Paulo e Rio Grande do Sul. Entre os municípios paulistas contemplados estão Campinas, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Franca, Barretos, Sumaré, Bauru, Sorocaba, São Roque, Salto, Avaré, Santos e Itapetininga. No Sul do País, as cidades contempladas são Caxias do Sul, Lajeado, Encantando e Estrela. Entre os projetos que puderam ser submetidos no âmbito da Chamada Pública de Projetos 2018 estão a troca de equipamentos por modelos mais eficientes, modernização de sistemas motrizes, instalação de aquecedores solares, colocação de sistemas fotovoltaicos, modernização de sistemas de iluminação e refrigeração, entre outros.

As distribuidoras do Grupo realizaram a análise dos projetos apresentados em quatro fases: documental, técnica , compliance e ranking. O resultado da Chamada Pública de Projetos 2018 foi publicado no site da CPFL (http://www.cpfl.com.br/) e, em seguida, serão assinados os contratos com os clientes que elaboraram os projetos aprovados.