1.

A Secretaria

A Secretaria de Energia e Mineração do Estado de São Paulo tem a missão de coordenar as ações que asseguram o suprimento, a universalização, a confiabilidade e a qualidade do fornecimento de insumos energéticos visando o desenvolvimento econômico sustentável do Estado.

Por meio do incentivo das energias alternativas e limpas, a Secretaria busca aumentar a segurança energética ao mesmo tempo em que promove a sustentabilidade ambiental.

A pasta é composta por quatro subsecretarias (Energia Elétrica, Energias Renováveis, Mineração e Petróleo e Gás) e pelo Conselho Estadual de Política Energética (Cepe), formado por sete secretários de Estado, especialistas em energia e representantes dos setores de agricultura, comércio e indústria, que tem como objetivo formular diretrizes e políticas na área energética paulista.

A Secretaria de Energia e Mineração conta ainda com duas empresas vinculadas: a Empresa Metropolitana de Águas e Energia S.A. (Emae) e a Companhia Energética de São Paulo (Cesp). O Governo do Estado de São Paulo possui o controle acionário de ambas as empresas.