2.3

Transmissão

O sistema de transmissão de energia elétrica brasileiro é concessão federal e integra todas as regiões do país com mais de 100 mil quilômetros de linhas, o que oferece garantia energética aos grandes centros consumidores. Menos de 2% da produção de eletricidade nacional está fora do Sistema Interligado Nacional – SIN, coordenado pelo Operador Nacional do Sistema (ONS).

No Estado de São Paulo, toda a produção de energia está na rede do SIN, exceto aquela que é voltada para consumo próprio. A Secretaria de Energia e Mineração trabalha no acompanhamento e fomento da expansão e melhoria da rede de transmissão no Estado.

Todas as empresas privadas, mistas e públicas que compõem o SIN são fiscalizadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), órgãos responsáveis pelo controle, regulação e fiscalização das operações relacionadas à geração, transmissão e comercialização de energia elétrica em território brasileiro.

A atuação do ONS também colabora no aproveitamento da água nas usinas hidrelétricas verificando os níveis dos reservatórios e no uso moderado de energia térmica.

Confira abaixo o mapa do Estado de São Paulo com as linhas de transmissão existentes.
transmissao_energia_sao_paulo