4.8

Mineração e a sociedade

No Estado de São Paulo as áreas de produção mineral estão espalhadas por todo o território e muitas vezes próximas a locais urbanos ou de preservação ambiental.

O Governo do Estado de São Paulo incentiva as empresas a promoverem ações de melhoria do entrono ou de apoio à população carente local.

A seguir estão alguns exemplos de projetos de empresas de mineração que podem inspirar outras companhias a criar ações de integração com o meio ambiente a sociedade.

Legado das águas

A Votorantim desenvolveu um plano estratégico de gestão e pesquisas científicas sobre flora que culminaram com a publicação do primeiro guia de espécies de Mata Atlântica e o mapeamento genético de 50 espécies da região, que originou o protocolo assinado com a Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo para a criação da Reserva Votorantim – Legado das Águas. Saiba mais em www.legadodasaguas.com.br

Instituto Embu

Desde 1964 o Instituto Embu realiza ações de sustentabilidade e de responsabilidade social. A empresa desenvolve programas sociais que garantem o compromisso sustentável de suas operações. São projetos como cursos de arte e música para a comunidade local, coral, práticas de leitura e escrita, artesanato e reflorestamento. Saiba mais em www.embusa.com.br/sustentabilidade