5.

Petróleo e Gás

Com a descoberta do pré-sal na Bacia de Santos, o petróleo e o gás natural passaram a ter uma importância ainda maior para a indústria paulista.

Nesse cenário, o Governo do Estado de São Paulo criou a Subsecretaria de Petróleo e Gás, que tem como objetivo formular políticas públicas que promovam de forma sustentável a exploração e produção do petróleo e do gás no litoral paulista, gerando emprego e renda para a população.

A Subsecretaria trabalha também como indutora do setor privado apoiando as iniciativas de ampliação da oferta de gás natural aos consumidores e a expansão dos gasodutos de transporte e distribuição a todas as regiões do Estado.

O contínuo desenvolvimento da maior cadeia de fornecedores do Brasil, o refino do petróleo e os royalties também são acompanhados pela Subsecretaria.

O Programa Paulista de Petróleo e Gás Natural – PPPGN é coordenado pela Subsecretaria de Petróleo e Gás, que trabalha para internalizar os benefícios sociais e econômicos, minimizar os efeitos socioambientais regionais e promover a inovação e capacitação tecnológica relacionada à exploração e produção de petróleo e gás natural.