Energia Elétrica

A Subsecretaria de Energia Elétrica tem a missão de desenvolver e implementar um modelo de atuação efetiva no setor elétrico paulista em parceria com o governo federal, agências reguladoras, concessionárias e outros órgãos do governo estadual. Seu objetivo é buscar garantir a população qualidade do fornecimento de energia elétrica ao setor residencial e industrial. Para tanto, atua em três frentes: a primeira tem por alvo a confiabilidade do Sistema Interligado Nacional (SIN) vinculado ao suprimento do Estado de São Paulo, cujas ações ocorrem de forma integrada com o Operador Nacional do Sistema (ONS) e a Empresa de Planejamento Energético (EPE) por meio do Grupo de Estudos de Transmissão – São Paulo (GET-SP).

A segunda tem por objetivo a identificação de vulnerabilidades nos sistemas de distribuição a partir da conexão com o Sistema Interligado e o estabelecimento de obras para a eliminação destas vulnerabilidades. Promove regularmente entendimentos com as concessionárias de distribuição no estado visando avaliar planos de contingência para ocorrências significativas nos sistemas de distribuição, a implantação de tecnologias de automação e monitoramento das redes e a logística de atendimentos em emergências.

A terceira envolve articulações com a ANEEL buscando descentralizar as atribuições exclusivas da União relativas à qualidade do fornecimento e ao atendimento comercial. E objetiva fortalecer e respaldar cada vez mais a atuação da agência reguladora do estado, de modo a intensificar sua ação fiscalizadora, inclusive ampliando-a para o segmento de transmissão de energia.

 

Voltar para o topo